domingo, 27 de novembro de 2011

RESTART

A lista á mais ou menos esta: óleo, gasolina, velas, cabos de velas, bateria, tampa do distribuidor, filtros de ar, filtro de combustível, motor de arranque e kits de carburador. E com todo este pacote e a ajuda inestimável do Pedro da Auto+ (a mesma oficina que recuperou meu carro "normal" da enchente), temos uma Beringela andarilha novamente. Claro, ainda com alguns pipocos e engasgos, mas andando. 
Lá se vão mais de sete meses desde a famigerada enchente. Foi depois deste tempo todo que criei coragem para encarar o novo desafio. A primeira tentativa de colocá-la para funcionar foi feita na oficina do Mota, logo ao lado da empresa onde trabalho. Típica "oficina de esquina", lá parecia ser mais fácil (e barato) de dar este pontapé inicial na recuperação. Com isso, "Bonecão" (um mecânico com porte e jeito parecido com o do Sloth do filme "Goonies") foi o indicado para o serviço. Troca de óleo, gasolina, kit de carburador e otras cositas más, gira-se o motor na mão, vários estouros... Bom, depois de quatro ou cinco semanas, Bonecão "jogou a toalha" dizendo que seria necessário desmontar o motor (e ele não tinha espaço para isso lá) pois o combustível estava "voltando"...


Paralelamente eu recuperava meu outro carro na Auto+ e, claro, comentava com Pedro (o proprietário e gestor da oficina) as tentativas e frustrações da Brasília nas mãos de Bonecão. Ele então me propôs levar a brasa para lá, para termos condições de colocá-la novamente "de pé". Relutei mas acabei aceitando, e Pedro convocou uma equipe para empurrá-la até suas instalações.
Lá o serviço ficou a cargo de Jorge, o seu mecânico mais experiente. Afinal, não teria muito cabimento dar esta responsabilidade para um mecânico mais novo que, provavelmente, nunca "fuçou" um motor carburado, que dirá duplamente alimentado. Acostumado aos sistemas de injeção, módulos e outras traquitanas eletrônicas, não se sentiria confortável e seguro para mexer no (por nós) admirado motor "a ar".


E não demorou muito para que Jorge alcançasse este objetivo, principalmente depois da troca da bateria e do motor de arranque, este completamente tomado pela lama. Aliás, aqui cabe um comentário: consegui um motor de arranque novo, pelo Mercado Livre, de uma marca aparentemente confiável (com um bom site montado na internet e tudo), entregue em mãos, bem mais barato do que um recondicionado à base de troca nas oficinas / lojas da região. Coisa de cem reais de diferença, quase. Ou seja, vale a pena pesquisar sempre!


Ainda restam, claro, alguns ajustes: motor de dupla carburação já é difícil de se regular estando novo, que dirá saído de uma experiência "anfíbia"... O alternador não foi mexido e o escape (com buracos de ferrugem) não inspira confiança. Mas tenho certeza de que logo chegaremos lá.
Próximo passo: freios! Afinal de contas, para se poder andar, tem que se poder parar...